wasis02

WASIS é um software de dominio público, desenvolvido em parceria da Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard do  Instituto de Biologia e do Laboratorio de Sistemas de Informação do Instituto de Computação da UNICAMP, dentro de um projeto chamado NAVScales, financiado pelo Instituto Virtual FAPESP-Microsoft Research.

O objetivo do WASIS é ajudar  pesquisadores em bioacústica e o público em geral a identificar sons de animais a partir de sua gravação.

O WASIS ainda está em uma versão preliminar, mas você pode baixá-lo em seu computador e testar com seus próprios arquivos de som. Estamos produzindo continuamente novas versões do WASIS para aprimorar seu funcionamento e torná-lo mais acessível a leigos.

wasis01

O software funciona comparando seu arquivo com gravações já armazenadas nos bancos de dados da Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard, na Unicamp. Desta forma, se você estiver gravando sons de algum animal ainda não registrado na Unicamp, talvez a identificação não seja possível.

Para usá-lo, siga as instruções do manual. Para reconhecer um som que você gravou, será preciso primeiro transformá-lo em um formato especial, reconhecido pelo software, conforme explicado no manual.

Atenção – este software exige conhecimento dos nomes científicos das espécies. Para usá-lo, além disso, é preciso um certo conhecimento básico de gerenciamentode arquivos.

Clique aqui para fazer o download do WASIS.